Os nomes de Deus revelam o aspecto de sua natureza, suas qualidades e principalmente sua vontade de se relacionar conosco.
"Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome". Salmos 91:14
El.
Um dos nomes mais relacionados à Deus é a raiz hebraica El. Tal expressão expõe a ideia de majestade e autoridade e, é traduzida como "poderoso, proeminente" (Dt 3.24; Sl 68.35; Ne 9.32). Nomes compostos a partir da raíz El tem importante significado na teologia bíblica.
Elohim - É o termo empregado para Deus Criador. O AT faz uso dessa forma plural de El para descrever ou deixar implicito o poder criativo e a onipotência de Deus. Também encontramos aqui uma alusão as três pessoas da Trindade (Gn 1.26-31; II Cr 6.41,42).
•El Elyon - É o nome dado ao Deus Altíssimo, Aquele que está exaltado sobre tudo e todos (Gn 14.18-19, 22; Dn 7.18,22,25,27). Essa expressão foi usada por Nabucodonosor para descrever o seu espanto pela grandeza da manifestação do Deus de Daniel (Dn 4.34,35).
"Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes"? Daniel 4:34,35
•El Shaddai - Os autores biblicos usam El Shaddai para designar Deus durante uma manifestação especial de seu poder (Gn 17.1; 28.3; 43.14), quer seja para abençoar ou destruir (Rt 1.20).
"Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso". Rute 1:20
El Shaddai difere de Elohim pois vai além do conceito da grandiosidade de Deus entendendo como fonte de bem-aventurança e Consolação.
Adonai.
Adonai é o nome usado na Bíblia para revelar Deus como governante Todo Poderoso. Significa Senhor e expressa a ideia da dependência e da submissão daquele que usa em relação a Deus. (Êx 4.10,13; 5.22; 15.17). No Antigo Testamento, esse era o tratamento dado a Deus por Israel.
Senhor Jeová.
Jeová é um nome próprio de Deus por excelência. Nesse nome, ocorre a manifestação da Graça de Deus para com suas criaturas. No pentateuco, o nome Jeová está ligado a raiz do verbo ser (hb hayah), e por isso, sua descrição é EU SOU O QUE SOU (Êx 3.14). Esse uso nos lembra principalmente que Deus tem a existência independente e absoluta.
"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós". Êxodo 3:14
As formas nominais que derivam deste nome indica uma marcante atuação do EU SOU na caminhada Histórica de Israel. Dentre as inúmeras revelações de Jeová destaco aqui quatro exemplos:
•Jeová-Shalom - Na revelação que faz de si mesmo, como Jeová Shalom, o Senhor propõe um concerto de paz interior (Jz 6.24; Sl 4.8), de paz nas relações espirituais (Nm 6.26; Sl 29.11) e de paz social (Sl 85.10). Jeová Shalom significa Deus é pacificador. No pronunciamento profético, Shalom encontra-se muito próximo do conceito de paz que lemos nas páginas do Novo Testamento, estreitamente vinculado a fé (Is 9.6; Ez 37.26; Jr 29.11).
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Isaías 9:6
•Jeová-Nissi - Moisés edifica o altar para adorar a Deus designado Jeová Nissi (o Senhor é a minha bandeira) na revelação descrita em Êx. 17.15.
"E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA". Êxodo 17:15
Essa expressão refere-se a maneira Triunfante com a qual o Senhor conduzia o povo de Israel pelo Deserto em direção à Terra Prometida.
•Jeová-Rafá - Expressão utilizada toda vez que Deus intervinha sobre o povo no deserto, para lhe proporcionar cura e saúde. A expressão Jeová-Rafá significa o Deus que cura.
•Jeova-Jiré - Expressão utilizada Quando Deus provou a fé de Abraão ordenando o sacrifício de Isaque (Gn 22.2). Naquela ocasião o Senhor foi Deus de provisão, por isso Abraão chamou o local de o Senhor Proverá (Gn 22.14).
"E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá". Gênesis 22:14
Lu Que Deus continue abençoando para que vc seja um canal de benção nao Só na minha vida mas e muitas pessoas.paz😘
ResponderExcluir