quarta-feira, 9 de setembro de 2020

ESTUDO: O Tabernáculo | Lu Anjos


O Tabernáculo era um santuário portátil que serviu ao povo hebreu como o lugar de culto durante anos de peregrinação no deserto, durante a conquista de Canaã, no estabelecimento da terra prometida e no início da monarquia.


Dos capitulos 25 a 40 de Êxodo, com exceção dos capítulos 32 ao 34, temos uma descrição detalhada do Tabernáculo. É importante considerar que o fato de haver 12 capítulos dedicado  aos detalhes do Tabernáculo revela a nós o grau de importância do mesmo. Podemos afirmar que essa importância se da pelo fato de que, tudo que há no Tabernáculo, incluindo o proprio Tabernáculo prefiguram Cristo.

Resumidamente, todo o Tabernáculo e seus utensílios era feitos de Madeira de Sitim (esta madeira é indestrutível e préfigura Cristo), revestidas com ouro fino ou bronze
A palavra Tabernáculo vem da Vulgata Latina e significa tenda ou cabana de madeira. O termo hebraico traduzido por Tabernáculo significa habitar. Assim, O Tabernáculo representava a presença do Senhor com seu povo.

A IMPORTÂNCIA DO TABERNÁCULO
.

Na Bíblia, no livro de Êxodo, do capítulo 25 a 31 mostram as instruções ao povo sobre como construir o tabernáculo. Em Êxodo, do capítulo 35 ao 40, relata que o povo construiu exatamente conforme foram ordenado. 
Treze Capítulos, dos quarenta de Êxodo, dizem respeito a construção do Tabernáculo, o que nos revela sua importância. A forma como deveria ser feito e tratado, detalhes da mobília, rituais, atividade sacerdotal, construção...

SOBRE O PROJETO.
O Tabernáculo era uma tenda pequena feita de estrutura de madeira e cortinas bem trabalhadas. Era armado numa área externa que medida 45 X 22 m. A área era formada por um cercado de postes e cortinas. A Tenda ficava voltada para o leste e media cerca de 13,5 X 4,5 m. O primeiro recinto lugar santo media 9 X 4,5 m. O Santo dos Santos era em forma de cubo medindo cada lado 4,5 m
SOBRE A MOBÍLIA.
Seis peças de mobília estavam associadas ao Tabernáculo.

Altar de Bronze.
Possui 2,3 m de comprimento e 2,3 de largura (o altar era quadrado) e altura de 1,38.
O Altar era revestido de bronze. Na metalúrgica do passado, o cobre era mais resistente que o ouro e a prata. O fato de o altar ser de bronze revela a necessidade de resistência pra nao ser consumido pelo fogo. PINK diz "as placas de cobre sobre o altar o protege do calor ardente, para evitar que fosse queimado. Portanto, Cristo passou pelo fogo da Ira de Deus sem ser consumido. Ele é poderoso para salvar, porque Ele é poderoso para resistir!
O altar ficava em frente a tenda, mais perto da cerca externa. Sobre ele os sacerdotes ofereciam os sacrifícios.
Lavatorio ou Bacia.
Era feita de bronze e ficava entre o Tabernáculo e o Altar de Bronze.
Esta era usada para Purificação cerimonial.

Mesa dos Pães da Proposição ( Êx 25.23-30)
Era feita de madeira de Sitim, com 92 cm de comprimento, 46 cm de largura e 69 cm de altura.
Era coberta de Ouro Puro e tinha uma coroa de ouro ao redor da largura de uma mão.
Tinha 4 argolas de ouro nas lateraisque eram usadas pra manuseio, quando Israel mudava-se no deserto. 
As varas era feitas de madeira de Sitim e cobertas com ouro.
A mesa ficava dentro do Lugar Santo no lado norte. No lado sul ficava o candelabro.
A mesa ia sustentar o Pão, que tipificava Cristo. A coroa era pra manter o pão em seu lugar, para que ele nao deslizasse quando Israel fosse se movimentar.
Candelabro de Sete Braços.

Era feito de Ouro Puro e lavrado a martelo (feito de uma só peça). Atualmente o Candelabro (ou castiçal) é chamado de "menorá". Era composto por seis hastes, sendo três de cada lado. Era a única fonte de luz no Tabernáculo.

Altar de Incenso.
O Tabernáculo e o templo com Tinho dois Altares um para queimar sacrifícios e outro para queimar incenso. O Altar de incenso estava colocado diante do véu, entre o Santuário e o lugar Santíssimo, o Santuário interior.
Era feito de Madeira de Sitim e recoberto de Ouro Puro. Media aproximadamente 46Tinha ao redor uma coroa de ouro. Abaixo dessa coroa haviam 4 argolas para manuseio no deserto, com as varas que eram feitas de madeira de Sitim e recobertas com ouro.
Dentro do santo dos santos ficava A Arca da Aliança. 
Arca da Aliança.
A arca era um baú recoberto de ouro. Seu tampo era uma prancha de ouro maciço chamado propiciatório. Sobre ele ficavam os querubins.
Era feita de Madeira de Sitim e media 1,15 de comprimento, 69 cm de largura e 69 de altura.
Havia 4 argolas, sendo 2 argolas em cada lado.
O propiciatório era feito de Ouro Fino (a tampa da arca) e tinha o comprimento de 1,15 m e 69 cm de largura. 
Haviam dois querubins de ouro, lavrados a martelo nos extremos do propiciatório.
O propiciatorio e os querubins formavam uma só peça.
O propiciatorio era o ponto exato em que o senhor era entronizado e onde descia para encontrar-se com o povo.
SIGNIFICADO DA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO E CONCLUSÃO.
Observamos em Êxodo 25.8 a instrução de Deus a Moisés.
"E me farão um santuário, e habitarei no meio deles".
Êxodo 25:8

Alguns comentaristas encontram significado Cristão em cada detalhe da construção do tabernáculo, mas tal abordagem não deve ser exagerada para não perder de vista o objetivo principal: A Presença do Senhor.
 O Novo Testamento aplica essa imagem da Presença de Deus no Tabernáculo à Presença de Jesus com seus primeiros discípulos: "E o verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós" Jo 1.14.
A carta aos Hebreus aplica com frequência imagem do sacerdote servindo no Tabernáculo a obra Salvadora de Cristo (Hb 6.19-20; 8.2; 9.24; 10.19-20).
Porque Cristo morreu por nós e intercede por nós, os cristãos têm acesso a Presença de Deus. No Antigo Testamento só o sacerdote podia entrar no recinto do Tabernáculo. Os Adoradores leigos precisavam permanecer fora da cerca externa, a menos que tivessem permissão para levar seus sacrifícios até o altar.  
O Tabernáculo nos ajuda a apreciar o livre acesso ao pai que Cristo nos proporciona (Hb 10.19-20).   

FONTE: •BÍBLIA DE ESTUDO DO Expositor
               •MANUAL BÍBLICO VIDA NOVA.
               •BÍBLIA DE ESTUDO CRONOLÓGICA APLICAÇÃO PESSOAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário