segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Sobre Oz e Deus

Nossa ReFlexão de hoje será sobre um filme muito conhecido: O Mágico de Oz.

O filme fala de 4 personagens que vão até o Mágico de Oz com uma necessidade:
Dorothy buscar o caminho de casa; O Espantalho quer sabedoria; o Homem Lata deseja um coração e o leão necessita coragem.

Eles ouviram que O Mágico de Oz poderia satisfazer o desejo de todos então foram ao seu encontro. Tremendo em sua presença, ofegantes diante do seu "Poder" e com toda coragem que conseguiram reunir apresentaram seus pedidos.

A resposta? Ele ajudaria após demonstrarem se mereciam ou não. Ele os atenderia assim que vencessem a fonte do mal. -Tragam-me a vassoura da bruxa! setenciou-os. -E eu os ajudarei!

E assim fizeram.
Escalaram as paredes do Castelo, venceram a bruxa e durante o processo fizeram algumas descobertas assustadoras.
Descobriram que poderiam vencer o mal e que com um pouco de sorte e uma mente rápida pode dar ao mal o que ele merece. E descobriram que podiam fazer tudo sem o Mágico de Oz.

Isso foi bom pois, quando voltaram a Oz os quatro Descobriram que o Mágico não era o que pensavam. Nessa hora a cortina é aberta e o "todo poderoso" revelado. Aquele que adoravam e temiam nada mais era que um professor careca apoiado por um bom show de luzes, mas incapaz de resolver seus problemas.

Então ele diz a Dorothy e seus amigos que todo poder que precisam é o que já têm. Explica que o poder para lidarem Com Seus Problemas estavam com eles durante todo o tempo.

Além do mais, não demonstrara O Espantalho sabedoria, o Homem Lata compaixão e o Leão coragem quando brigaram com a bruxa? E Dorothy não precisa de grande poderes; tudo que ela necessitava era um bom balão movido a ar quente.

A história termina com Dorathy descobrindo que seu pior pesadelo era na realidade apenas um sonho ruim. Que o seu lar, em algum lugar além do arco-íris, estava exatamente onde ela sempre esteve. E que é bom ter amigos em posições importantes, mas, ao final, depende só de você achar o caminho de casa.

Moral da história de Mágico de Oz: Você já possui tudo que necessita! Apenas observe um pouco mais e não haverá coisa que não possa realizar!

Mas há um porém nessa "brilhante" história. O problema de pessoas que pensam assim é que elas não abrem espaço para o extraordinário nem vivem o sobrenatural.
Pra essas pessoas a oração torna-se apenas um símbolo (pois a verdadeira força está em você e não "lá em cima") a comunhão torna-se um ritual uma vez que você é um verdadeiro herói e não Ele. E o Espírito Santo? Aah! O Espírito Santo tornou-se nada mais que uma disposição agradável para uma atitude mental positiva.

É uma visão de Deus do tipo siga-seu-caminho pelo vento do mundo. E a filosofia funciona... desde que você trabalhe. Sua fé é forte, desde que você seja forte. Sua posição é segura desde que você esteja seguro. Sua vida é boa desde que você seja bom.

E aí está o problema pois o Professor diz: "Não há bom" Mateus 19.17 Ninguém é sempre forte ou sempre seguro.
O cristianismo faça-você-mesmo não é muito encorajador para o fraco e abatido. A Auto Santificação proporciona pouca esperança para o viciado.
"Tente um pouco mais" é pouco encorajador para quem sofreu abuso.

Chega o momento em que necessitamos mais que simples conselhos. Precisamos de ajuda de dentro para fora. O tipo de ajuda oferecida por Jesus: Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador para que fique convosco para sempre. O Espírito da Verdade que o mundo não pode receber porque não vê, nem O conhece mais vós O conheceis por que habita convosco e estará em Vós. João 14. 16,17.

Note as palavras finais do versículo. Atente para o local da Morada de Deus: "Em vós".
Não perto de nós, ou sobre nós, ou ao nosso redor. Mas em nós!

Para Ele não foi suficiente deixar o seu mundo e a promessa de que retornaria, Ele precisava ir além. Precisava fixar residência dentro de nós.

E sabe qual é a diferença entre o Mágico de Oz e Deus?

É que o Mágico manda você olhar para dentro de si mesmo e encontrar-se.
Deus manda você olhar para si mesmo e encontrá-Lo.
O primeiro te leva até São Paulo.
O segundo te leva até o céu.
A decisão é sua!

Sobre Oz e Deus (Livro Quando Deus Sussurra o Seu nome-Max Lucado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário