CALVINISMO X ARMINIANISMO
JOÃO CALVINO
Joao Calvino, teólogo francês nascido na
Picárdia, França (1509-1564), estudou na universidade de Paris entre 1523-1527, e
depois também estudou em Orleans e Bourges. Por insistência de seu pai, formou-se
em Direito, mas sua inclinação intelectual era para a teologia. Destacou-se em literatura e nas línguas grega, latina e hebraica, além disso, foi
conhecido com humanista. Embora fosse chamado de "Padre" por muitos nunca foi ordenado sacerdote pela Igreja Catolica.
Em 1536,
mudou-se para Genebra, Suíça, para fugir de uma perseguição movida contra os
protestantes da época. Entre 1532 e 1533, não se sabe ao certo, tornou-se
protestante.
Calvino era um erudito. Diante da necessidade de
formarem-se novos ministros, fundou a universidade de Genebra, onde vinham
estudar jovens de toda a Europa, principalmete dos Países Baixos. O próprio
Calvino dava aulas sobre sua teologia, que se propagava por todo o continente.
Após sua morte um de seus discípulos, assumiu a direção da Universidade - Teodoro Beza. A partir daí, a teologia de Calvino ganhou uma
dimensão ainda maior.
Predestinação e Eleição
A doutrina de Calvino baseia-se
fundamentalmente nas seguintes declarações de Paulo:
"Porque os que dantes
conheceu, também os predestinou (...). E aos que predestinou, a esses também
chamou..." (Rm 8.29,30);
"E nos predestinou para filhos de adoção
por Jesus Cristo (...), nele, digo, em quem também fomos feitos herança,
havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas
(...)" (Ef 1.5,11). Compreendendo haver predestinação para a salvação,
segue-se a lógica de que quem a obteve jamais a incorrerá no risco de perdê-la.
A criação da TULIP
Em resposta aos remonstrantes (grupo arminiano
que criou um documento chamado Remonstrância, que foi levado ao Sínodo de Dort
), os calvinistas trabalharam cinco pontos em forma de um acróstico na língua
inglesa, por meio do qual, didaticamente anunciaram sua crença a respeito da salvação.
"T" - Total depravação do ser humano
O pecado de Adão é compartilhado de tal
maneira com os seus descendentes que, com exceção de Jesus, toda a humanidade
carrega a culpa dele. A depravação humana torna todos incapazes não apenas de
terem Deus, mas também de desejarem-no; por isso - acreditam os calvinistas -,
somente pela eleição incondicional e pela graça irresistível o homem é capaz de
ser salvo.
"U"- Eleição Incondicional
Eleição
significa "escolha". É a escolha feita por Deus desde toda a
eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não
se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se
baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável. Isso
não significa que a mesma salvação final é incondicional, mas que a condição em
que assenta (fé) é concedida também pela graça de Deus, como seu presente para
aqueles a quem Ele escolheu incondicionalmente
"L"-
Expiação Limitada
Também
chamada de "redenção particular" ou "redenção definida",
significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas
visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia
salvífica do Cristo redentor, então, não é "universal" ou "potencialmente
eficaz" para quem iria recebê-lo, mas especificamente designada para
consolidar a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da fundação
do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em seu valor
ou poder (se Deus o Pai quisesse, teria salvo todos os seres humanos sem
excepção), mas sim que a expiação é limitada na medida em que foi destinada
para alguns e não para todos.
"I"-
Graça Irresistível
Também
conhecida como: "graça eficaz", esta doutrina ensina que a influência
salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer
resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo
não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.
"P"-
Perseverança dos Santos
Também
conhecida como "preservação dos santos" ou "segurança
eterna", este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a
salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (" santos ", segundo a
Bíblia) não podem cair em desgraça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas
vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são
autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus.
Essa doutrina é baseada na suposição de que a salvação é obra de Deus do começo
ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir
Seus propósitos soberanos. Este conceito é ligeiramente diferente do conceito
usado em algumas igrejas evangélicas, de "uma vez salvos - salvos para
sempre", apesar da apostasia, a falta de arrependimento ou a permanência
no pecado, desde que eles tiverem realmente aceito a Cristo no passado. No
ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai em apostasia ou não mostra
mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser prova de que ele nunca foi
realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte do número dos eleitos.
JACÓ
ARMÍNIO
Jacob Harmensen, (1560-1609) que transliterou seu nome
para o latim transformando-se em , Jacobus Armínius, em português – Jacó
Armínio, também é conhecido nos paises de língua portuguesa, pela versão
inglesa de seu nome – James ou Jacob Arminius.
Nascido em na cidade Holandesa de
Oudewater, numa ambiência totalmente calvinista, estudou em Leyden, na
Universidade Marburg (1575-1581), na Basiléia (1582-1583), e em Genebra na
Suíça (1584-1586).
Armínio defende a "graça
preveniente" ou "graça preparatória", "por meio da qual o
homem é capaz de cooperar com Deus e responder a Ele para a salvação. Nesse
sentido, a graça preveniente reverte os efeitos do pecado de Adão". Embora
houvesse recebido formação reformada, portanto, calvinista, e tivesse sido
aluno de Teodoro Beza, em Genebra, Armínio teve uma série de conflitos com a
doutrina calvinista, que, na época, dominava por completo a sua nação.
Assim que os holandeses se libertaram do
poder da Espanha , e subsequentemente, também da sua tradição católico-romana,
fundaram a igreja nacional protestante, conhecida como Igreja Reformada de
Amsterdã, em 1566. Armínio pastoreou essa igreja."O protestantismo
holandês primitivo não seguia rigidamente o luteranismo ou o calvinismo
Armínio opunha-se aberta e públicamente à
doutrina calvinista, sendo acusado de herege por causa disso. A predestinação
segundo o seu entendimento, a partir de Romanos 9, é corporativa, e não
individual. Conseguiu, por um tempo, superar seus opositores a ponto de
ascender socialmente, sendo nomeado para ocupar uma cátedra na Universidade de
Leindenem 1603, entretanto perseguições e calúnias de seus opositores geraram
uma guerra civil em 1604, nesse mesmo ano morreu de tuberculose.
O documento dos remonstrantes
Quarenta e seis seguidores de Armínio, em
1610, nove anos após a morte de Armínio, redigiram um documento chamado
Remonstrância, resumindo em cinco pontos sua rejeição ao calvinismo. Os
remonstrantes incomodaram muito os líderes calvinistas, entre os quais estavam
alguns líderes politicos que haviam libertado os Países Baixos do domínio
espanhol. Irados contra os remonstrantes, os calvinistas passaram a acusá-los
de terem ligação com a Igreja Católica Romana e de serem simpatizantes da
politica da Espanha. Foram chamados de herege por toda Holanda. Em 1618,
Maurício de Nassau mandou prender os principais líderes do movimento arminiano.
Os cinco pontos apresentados pelos remonstrantes são:
1. Eleição condicional - conformada ao conhecimento prévio.
2. Expiação universal - limitada pela fé particular do homem.
3. Incapacidade natural - qualquer homem é incapaz de praticar o
bem à parte da graça divina.
4. Graça preventiva - tem em conta todo o lado bom do gênero
humano. Essa graça pode ser resistida e feita ineficaz pela vontade de um
pecador.
5. Perseverança condicional - ainda que Deus proveja graça suficiente
para fazer frente em qualquer emergência, os homens podem descuidar-se dessa
provisão e cair da graça, perecendo eternamente.
Os cinco pontos tornaram-se o principal
assunto a ser debatido no sínodo. Foi a partir do Sínodo de Dort (1618-1619)
que as duas correntes teológicas - calvinista e arminiana - ganharam destaque
na história, prevalecendo a calvinista, não por força de argumento bíblico, mas
por oposição vergonhosamente política; estabelecendo-se como base da teologia
reformada.
O Sínodo de Dort
Foi instalado em 13 de novembro de 1618 e
se estendeu até 9 de maio de 1619, no sul da Holanda. As cartas convites para o
sínodo foram expedidas em 25 de junho de 1618, solicitando a participação de
teólogos eruditos para representarem como seus delegados. Os convites foram
para o rei Tiago, da Inglaterra, o Conde de Hesse, Repúblicas reformadas da
Suiça, República de Genebra, República de Bremen, República de Emden, Duques de
wetterau, Deputados das igrejas reformadas da França, Eleitor Platinado e
Brandenburg. Os delegados da França foram impedidos de comparecer por ordem do
rei. Os delegados de Brandenburg também não compareceram por oposição luterana.
O sínodo reuniu 28 delegados estrangeiros e os holandeses. A língua oficial foi
o Latim, devido ao fato de haver estrangeiros.
Compareceram 13 remonstrantes, liderados
por Símon Episcopius, os quais ficaram numa sala à parte. Não tiveram direito a
assento, foram tratados como réus. Foi permitido a eles falarem na vigésima
segunda sessão, para defender sua doutrina. Nada era favorável aos
remonstrantes naquele sínodo. No primeiro mês, trataram de assuntos alheios ao
arminianismo, mas, depois, dedicaram 180 sessões para discutir os cinco pontos
dos remonstrantes. O triunfo dos calvinistas sobre os remonstrantes foi
absoluto.
Estudo feito por thiago dos Anjos,
Canal do Thiago dos Anjos
Instagran do Thiago dos Anjos
BIBLIOGRAFIA
Walter Brunelli, Teologia para
Pentecostais, Rio de Janeiro, 2016.
Wickpédia , Os cinco pontos do
calvinismo.
A intenção desse post é tão somente mostrar o que cada teoria diz e não dizer qual delas é a certa ou errada.
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