sexta-feira, 17 de julho de 2020

Lições da vida de Abraão - Estudo

Nascimento - Gênesis 11:26
Chamado - Gênesis 12:1-3
Entrada em Canaã - Gênesis 12:4-9
Abraão no Egito - Gênesis 12:10-20
Separação de Abraão e Ló - Gênesis 13:1-18
Resgate de Abraão a Ló - Gênesis 14:1-17
Abraão da o dízimo a Melquisedeque - Gênesis 14:18-24
Aliança de Deus com Abraão - Gênesis 15:1-21
Nascimento de Ismael - Gênesis 16:1-16
Abraão recebe a promessa de um filho com Sara - Gênesis 17:1-27
Abraão intercede por Sodoma -Gênesis 18:16-33
Ló é salvo e Sodoma destruída - Gênesis 19:1-38
Nascimento de Isaque, o filho da promessa - Gênesis 21:1-7
Agar e Ismael são expulsos por Abraão - Gênesis 21:9-21
Abraão e o desafio de oferecer Isaque como sacrifício - Gênesis 22:1-19
A morte de Sara - Gênesis 23:1,2
Abraão manda seu servo encontrar uma esposa para Isaque - Gênesis 24:1-67
Abraão e Quetura - Gênesis 25:1-4
A morte de Abraão - Gênesis 25:7-10

A vida de Abraão.
O chamado de Abraão marca o início do projeto de Deus: A criação de um povo modelo, unico e exclusivo, para propagação do Seu nome  e principalmente para salvação da humanidade. 
Abraão é chamado de Patriarca (os patriarcas são Abraão, Isaque e Jacó - Teremos em breve um estudo sobre OS PATRIARCAS).
A palavra Patriarca vem de uma palavra grega que significa o cabeça de uma tribo ou família e o termo se refere a Abraão Isaque e Jacó antepassados dos israelitas.
O chamado de Abraão ocorre em Gênesis 12. Deus o convida a deixar a sua parentela e ir para uma terra que ele ainda mostraria. Provavelmente, porque a família de Abraão era uma família idólatra, atrapalharia seu relacionamento com Deus. 
Aliança que Deus faz com Abraão  é uma promessa de incontáveis  descendentes  vivendo em uma terra boa e produtiva. Abraão ouviu a voz de Deus e Creu e por isso Abraão também é chamado de Pai da Fé. 
Abraão deixa a sua parentela e passa a viver uma vida seminômade típica, habitando em tendas e mudando-se de um lugar.
Em sua jornada para a Terra Prometida (Canaã) se estabeleceu em Siquém,  em Betel e quando houve um período de fome viveu por algum tempo no Egito.
Após voltar do Egito Abraão e seu sobrinho ló tiveram um desentendimento por conta do seu rebanho e por isso decidiram se separar. Abraão deu a Ló o poder de escolha. Ló escolheu ir para o Vale do Jordão, perto de Sodoma e Abraão foi para o lado oposto, Hebrom.
Aos 75 anos Abraão recebeu a promessa de Deus de que ele teria um filho. Sua esposa Sara era dez anos mais nova que ele. Isaque, o filho de Sara e Abraão nasceu apenas 25 anos depois. Durante as espera do Filho da Promessa Sara deu sua concubina Agar para Abraão gerando assim Ismael.
Quando Ismael e Isaque já estavam um pouco grandes Sara vê Ismael implicando com Isaque convence Abraão a expulsar Ismael e Agar.

Aprendendo com Abraão.
* o desligamento de Abraão a sua parentela nos mostra que não podemos estabelecer aliança com pessoas que não compactuam da mesma fé que a nossa Independente de quem elas sejam;
* Deus está à procura de pessoas que vivam por fé. Que Ouçam Sua voz e obedeçam ainda que não estejam vendo que Deus prometera;
* Abraão foi chamado de Pai da Fé porque Creu imediatamente Quando Deus o chamou em Gênesis 12. 
* Nao se precipite! Ao tomar Agar, Abraão se precipitou. Agir com precipitação pode trazer inúmeros problemas para nossa vida. No caso de Abraão os problemas existem até hoje; Nao se precipite! Dias ruins passam!
* o Deus que promete cumpre.! Não importa o tempo, nem a situação adversa. Abraão e Sara já eram de idade mas Deus prometeu Isaque e cumpriu. Aprenda a esperar em Deus;
* Seja Fiel! Quando Abraão manda Seu servo buscar uma esposa a Isaque ele está fazendo o que é certo. Mas nem sempre o que é certo é o que é mais fácil. Era mais fácil Isaque se casar com uma Cananéia mas os cananeus eram idólatras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário