sábado, 20 de junho de 2020

Calvinismo X Arminianismo

CALVINISMO X ARMINIANISMO

JOÃO CALVINO

Joao Calvino, teólogo francês nascido na Picárdia, França (1509-1564), estudou na universidade de Paris entre 1523-1527, e depois também estudou em Orleans e Bourges. Por insistência de seu pai, formou-se em Direito, mas sua inclinação intelectual era para a teologia. Destacou-se em literatura e nas línguas grega, latina e hebraica, além disso, foi conhecido com humanista. Embora fosse chamado de "Padre" por muitos nunca foi ordenado sacerdote pela Igreja Catolica.

Em 1536, mudou-se para Genebra, Suíça, para fugir de uma perseguição movida contra os protestantes da época. Entre 1532 e 1533, não se sabe ao certo, tornou-se protestante.

Calvino era um erudito. Diante da necessidade de formarem-se novos ministros, fundou a universidade de Genebra, onde vinham estudar jovens de toda a Europa, principalmete dos Países Baixos. O próprio Calvino dava aulas sobre sua teologia, que se propagava por todo o continente. 

Após sua morte um de seus discípulos, assumiu a direção da Universidade - Teodoro Beza. A partir daí, a teologia de Calvino ganhou uma dimensão ainda maior.

Predestinação e Eleição

 A doutrina de Calvino baseia-se fundamentalmente nas seguintes declarações de Paulo:

"Porque os que dantes conheceu, também os predestinou (...). E aos que predestinou, a esses também chamou..." (Rm 8.29,30);

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo (...), nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas (...)" (Ef 1.5,11). Compreendendo haver predestinação para a salvação, segue-se a lógica de que quem a obteve jamais a incorrerá no risco de perdê-la.

A criação da TULIP    

Em resposta aos remonstrantes (grupo arminiano que criou um documento chamado Remonstrância, que foi levado ao Sínodo de Dort ), os calvinistas trabalharam cinco pontos em forma de um acróstico na língua inglesa, por meio do qual, didaticamente anunciaram sua crença a respeito da salvação.

"T" - Total depravação do ser humano     

O pecado de Adão é compartilhado de tal maneira com os seus descendentes que, com exceção de Jesus, toda a humanidade carrega a culpa dele. A depravação humana torna todos incapazes não apenas de terem Deus, mas também de desejarem-no; por isso - acreditam os calvinistas -, somente pela eleição incondicional e pela graça irresistível o homem é capaz de ser salvo.

"U"- Eleição Incondicional     

Eleição significa "escolha". É a escolha feita por Deus desde toda a eternidade, daqueles a quem ele concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e incondicional, irrevogável e insondável. Isso não significa que a mesma salvação final é incondicional, mas que a condição em que assenta (fé) é concedida também pela graça de Deus, como seu presente para aqueles a quem Ele escolheu incondicionalmente

"L"- Expiação Limitada

Também chamada de "redenção particular" ou "redenção definida", significa a doutrina segundo a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia salvífica do Cristo redentor, então, não é "universal" ou "potencialmente eficaz" para quem iria recebê-lo, mas especificamente designada para consolidar a salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da fundação do mundo. Os calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em seu valor ou poder (se Deus o Pai quisesse, teria salvo todos os seres humanos sem excepção), mas sim que a expiação é limitada na medida em que foi destinada para alguns e não para todos.

"I"- Graça Irresistível

Também conhecida como: "graça eficaz", esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então, Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa graça da vida eterna com o próprio Deus.

"P"- Perseverança dos Santos

Também conhecida como "preservação dos santos" ou "segurança eterna", este quinto ponto sugere que aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele (" santos ", segundo a Bíblia) não podem cair em desgraça e perder sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleitos), mais cedo ou mais tarde, retornarão à comunhão com Deus. Essa doutrina é baseada na suposição de que a salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. Este conceito é ligeiramente diferente do conceito usado em algumas igrejas evangélicas, de "uma vez salvos - salvos para sempre", apesar da apostasia, a falta de arrependimento ou a permanência no pecado, desde que eles tiverem realmente aceito a Cristo no passado. No ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai em apostasia ou não mostra mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser prova de que ele nunca foi realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte do número dos eleitos.


JACÓ ARMÍNIO

Jacob Harmensen, (1560-1609) que transliterou seu nome para o latim transformando-se em , Jacobus Armínius, em português – Jacó Armínio, também é conhecido nos paises de língua portuguesa, pela versão inglesa de seu nome – James ou Jacob Arminius.

Nascido em na cidade Holandesa de Oudewater, numa ambiência totalmente calvinista, estudou em Leyden, na Universidade Marburg (1575-1581), na Basiléia (1582-1583), e em Genebra na Suíça (1584-1586).

Armínio defende a "graça preveniente" ou "graça preparatória", "por meio da qual o homem é capaz de cooperar com Deus e responder a Ele para a salvação. Nesse sentido, a graça preveniente reverte os efeitos do pecado de Adão". Embora houvesse recebido formação reformada, portanto, calvinista, e tivesse sido aluno de Teodoro Beza, em Genebra, Armínio teve uma série de conflitos com a doutrina calvinista, que, na época, dominava por completo a sua nação.

Assim que os holandeses se libertaram do poder da Espanha , e subsequentemente, também da sua tradição católico-romana, fundaram a igreja nacional protestante, conhecida como Igreja Reformada de Amsterdã, em 1566. Armínio pastoreou essa igreja."O protestantismo holandês primitivo não seguia rigidamente o luteranismo ou o calvinismo

Armínio opunha-se aberta e públicamente à doutrina calvinista, sendo acusado de herege por causa disso. A predestinação segundo o seu entendimento, a partir de Romanos 9, é corporativa, e não individual. Conseguiu, por um tempo, superar seus opositores a ponto de ascender socialmente, sendo nomeado para ocupar uma cátedra na Universidade de Leindenem 1603, entretanto perseguições e calúnias de seus opositores geraram uma guerra civil em 1604, nesse mesmo ano morreu de tuberculose.

O documento dos remonstrantes  

Quarenta e seis seguidores de Armínio, em 1610, nove anos após a morte de Armínio, redigiram um documento chamado Remonstrância, resumindo em cinco pontos sua rejeição ao calvinismo. Os remonstrantes incomodaram muito os líderes calvinistas, entre os quais estavam alguns líderes politicos que haviam libertado os Países Baixos do domínio espanhol. Irados contra os remonstrantes, os calvinistas passaram a acusá-los de terem ligação com a Igreja Católica Romana e de serem simpatizantes da politica da Espanha. Foram chamados de herege por toda Holanda. Em 1618, Maurício de Nassau mandou prender os principais líderes do movimento arminiano. Os cinco pontos apresentados pelos remonstrantes são:

1. Eleição condicional - conformada ao conhecimento prévio.

2. Expiação universal - limitada pela fé particular do homem.

3. Incapacidade natural - qualquer homem é incapaz de praticar o bem à parte da graça divina.   

4. Graça preventiva - tem em conta todo o lado bom do gênero humano. Essa graça pode ser resistida e feita ineficaz pela vontade de um pecador.

5. Perseverança condicional - ainda que Deus proveja graça suficiente para fazer frente em qualquer emergência, os homens podem descuidar-se dessa provisão e cair da graça, perecendo eternamente.

Os cinco pontos tornaram-se o principal assunto a ser debatido no sínodo. Foi a partir do Sínodo de Dort (1618-1619) que as duas correntes teológicas - calvinista e arminiana - ganharam destaque na história, prevalecendo a calvinista, não por força de argumento bíblico, mas por oposição vergonhosamente política; estabelecendo-se como base da teologia reformada.

O Sínodo de Dort

Foi instalado em 13 de novembro de 1618 e se estendeu até 9 de maio de 1619, no sul da Holanda. As cartas convites para o sínodo foram expedidas em 25 de junho de 1618, solicitando a participação de teólogos eruditos para representarem como seus delegados. Os convites foram para o rei Tiago, da Inglaterra, o Conde de Hesse, Repúblicas reformadas da Suiça, República de Genebra, República de Bremen, República de Emden, Duques de wetterau, Deputados das igrejas reformadas da França, Eleitor Platinado e Brandenburg. Os delegados da França foram impedidos de comparecer por ordem do rei. Os delegados de Brandenburg também não compareceram por oposição luterana. O sínodo reuniu 28 delegados estrangeiros e os holandeses. A língua oficial foi o Latim, devido ao fato de haver estrangeiros.

Compareceram 13 remonstrantes, liderados por Símon Episcopius, os quais ficaram numa sala à parte. Não tiveram direito a assento, foram tratados como réus. Foi permitido a eles falarem na vigésima segunda sessão, para defender sua doutrina. Nada era favorável aos remonstrantes naquele sínodo. No primeiro mês, trataram de assuntos alheios ao arminianismo, mas, depois, dedicaram 180 sessões para discutir os cinco pontos dos remonstrantes. O triunfo dos calvinistas sobre os remonstrantes foi absoluto.


Estudo feito por thiago dos Anjos,

Canal do Thiago dos Anjos

Instagran do Thiago dos Anjos


BIBLIOGRAFIA

Walter Brunelli, Teologia para Pentecostais, Rio de Janeiro, 2016.

Wickpédia , Os cinco pontos do calvinismo.


A intenção desse post é tão somente mostrar o que cada teoria diz e não dizer qual delas é a certa ou errada.


Siga esse blog e seja abençoado pela palavra de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário