"ESCREVE AS COISAS QUE TU TENS VISTO, AS QUE SÃO, E AS QUE HAO DE ACONTECER" AP. 1.9
O Filho do Homem Ressurreto e glorificado se revela ao Apóstolo João que estava preso na Ilha de Patmos. O objetivo das revelações é revelar o diagnóstico espiritual das 7 igrejas que haviam na Ásia Menor e dar a João uma série de visões que apresentam os eventos e fatores associados ao fim dos tempos.
A tradição sustenta que o Autor do livro é João, o mesmo que escreveu o Evangelho e as 3 cartas. Entre as evidências para essa opinião encontramos no capítulo 1 de Apocalipse onde o escritor se refere a si mesmo como João. Temos também evidências da escrita e de sua familiaridade com as 7 igrejas.
O contexto do livro ocorre aproximadamente 70 d.C, época onde algumas dessas 7 congregações estão sofrendo perseguições, outras problemas doutrinários e, é claro, batalhas espirituais.
Durante essas perseguições ocorridas aproximadamente entre o ano 70 ou 90d.C (a data e dificil de afirma devido a diferentes opiniões de estudiosos historicos) João é capturado e enviado a Ilha chamada Patmos, Uma ilha de dificil acesso.
Grande parte da mensagem do livro de Apocalipse concentra-se em eventos para o fim da era mas há também uma boa parte que nos revela escolhas práticas que os cristãos devem fazer no curso de sua vida.
O livro fala sobre Cristo,a humanidade, Israel, anjos, satan*as e demoni*os