Encontramos em Galatas 5. 22-23 a lista destes frutos.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22
Cada cristão deve buscar intensamente a produção desse fruto e suas manifestações. Os frutos do espírito concretizem cada um de nós a proposta Divina de venceremos as obras da carne que representa o desejo de Deus para os seus filhos de guiá-los (Gl 5.18) em toda a verdade do Evangelho (Gl 2.14)
Amor.
Esse amor, que em nós é derramado nos faz amar não somente parentes e amigos. É o tipo de amor que Deus tem pela humanidade e que faz com que o Cristão ame até os seus inimigos (Jo 3.16; Mt 5.44)
Alegria.
Alegria ou gozo do gr. chara e significa regozijo e satisfação, os quais são motivados pela presença viva de Cristo. Cristãos frutíferos não perdem tempo com infinitas reclamações ou queixas. A alegria gerada pelo Espírito é contagiante e intensifica a necessária comunhão entre os membros do corpo de Cristo (Ne 8.10). Essa alegria gera em nós um gozo Santo (Lv 23.40), grande (Is 61.10), inefável (I Pd 1.8) e continuo (Fp 4.4).
Paz.
Longanimidade.
Benignidade.
Bondade.
Fidelidade.
Mansidão.
Domínio Próprio.
Ao todo são nove elementos: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Vejamos o significado de cada um deles:
Amor.
O amor é a primeira e principal virtude no fruto do Espírito Santo (I Co 13.13). O amor é o ponto de partida. Helô corre a partir do primeiro do Espírito Santo em nosso interior. O amor é o sentimento que está na base de todos os demais dons listados em Gl 5.22.
Esse amor é definido no grego como Ágape, o qual se tornou a palavra Suprema para falar sobre o amor do Senhor que foram revelado através de Jesus.
Esse amor, que em nós é derramado nos faz amar não somente parentes e amigos. É o tipo de amor que Deus tem pela humanidade e que faz com que o Cristão ame até os seus inimigos (Jo 3.16; Mt 5.44)
Alegria.
Alegria ou gozo do gr. chara e significa regozijo e satisfação, os quais são motivados pela presença viva de Cristo. Cristãos frutíferos não perdem tempo com infinitas reclamações ou queixas. A alegria gerada pelo Espírito é contagiante e intensifica a necessária comunhão entre os membros do corpo de Cristo (Ne 8.10). Essa alegria gera em nós um gozo Santo (Lv 23.40), grande (Is 61.10), inefável (I Pd 1.8) e continuo (Fp 4.4).
Essa alegria não é uma alegria como a do mundo. No mundo as pessoas sentem alegria apenas quando há conquistas e vitórias. A alegria gerada como fruto do Espírito é o resultado de nosso relacionamento com Deus (I Ts 1.6). É uma alegria que não depende de situações e circunstâncias.
Alegria como Fruto do Espírito está relacionado a certeza do perdão dos pecados (At 8.7-8), a comunhão que se estabelece com Deus (Jo15. 4,11), a dedicação total (II Co 8.2,5), à presença permanente de Cristo dentro de nós (Jo 15.10,11) e a esperança da volta de Cristo (I Pd 1.8-9; 4.13)
Paz.
O termo pas do gr. eirene significa Concórdia, Harmonia, reconciliação (Jo 14.25-27; 16.32; Rm 15.13).
É a paz que só Jesus pode nos dar. É um bem-estar interior que nos permite permanecer tranquilos mesmo quando o momento é de aflição (Fp 4. 6-7). Não depende das situações da vida terrena (Jo 14.27).
É a paz que só Jesus pode nos dar. É um bem-estar interior que nos permite permanecer tranquilos mesmo quando o momento é de aflição (Fp 4. 6-7). Não depende das situações da vida terrena (Jo 14.27).
Devemos tanto viver em paz quanto promover a paz (Mt 5.9; I Ts 5.13), pois somos uma comunidade reconciliada com Deus e de relacionamento de pacíficos ( II Tm 2.2;Hb 2.14).
Longanimidade.
O termo longanimidade do gr. makrothymia significa capacidade de manter o ânimo ter paciência.
Longanimidade é "ânimo longo". É temperamento equilibrado que, entre outras coisas, facilita a convivência entre os irmãos e facilita também o perdão, não nos deixam de ser vencidos pela desesperança ou pela Ira (II Tm 4.2). A longanimidade também é importante no que diz respeito à esperar a promessa de Deus.
Longanimidade é "ânimo longo". É temperamento equilibrado que, entre outras coisas, facilita a convivência entre os irmãos e facilita também o perdão, não nos deixam de ser vencidos pela desesperança ou pela Ira (II Tm 4.2). A longanimidade também é importante no que diz respeito à esperar a promessa de Deus.
Benignidade.
Benignidade do gr. crestotês traz a ideia de gentileza, amorosidade, carinho (II Co 6.6). Devemos ser pessoas benignas, desejosas de ajudar, nunca rudes sou grosseira. O maior exemplo de perigo identidade é Cristo.
Benignidade é caráter compassivo e terno de nossas atitudes que só pode ser transmitido pelo Espírito (Ef 4.32).
Benignidade é caráter compassivo e terno de nossas atitudes que só pode ser transmitido pelo Espírito (Ef 4.32).
Bondade.
Bondade do gr. agathosune, significa beneficência (At 10.38; Rm 2. 4-5).
É a prática da benignidade, é o bem em ação, motivado pelo amor. É agir com generosidade para com próximo (Lc 6.35; I Ts 5.15). No ato da salvação, a bondade de Deus manifesta-se objetivamente na entrega de Seu Filho para morrer na cruz e em todas as obras que Este realizou (Tt 3.4-6).
É a prática da benignidade, é o bem em ação, motivado pelo amor. É agir com generosidade para com próximo (Lc 6.35; I Ts 5.15). No ato da salvação, a bondade de Deus manifesta-se objetivamente na entrega de Seu Filho para morrer na cruz e em todas as obras que Este realizou (Tt 3.4-6).
Fidelidade.
O termo fé ou fidelidade, do gr. pistis, significa confiança e certeza (Mt 10.28-30). Ser fiel testemunho Cristão carece de eficácia (Mt 8.26; 17.19-20).
A fidelidade é uma virtude que fortalece nosso relacionamento para com Deus e com sua Palavra (I Co 7.25).
A fidelidade é uma virtude que fortalece nosso relacionamento para com Deus e com sua Palavra (I Co 7.25).
Mansidão.
O termo mansidão, do gr. prautes, significa capacidade de não reagir com violência diante de uma afronta, resignação, dar a outra face.
É uma virtude oposta ao espírito violento. A mansidão do Cristão é vista em momentos onde a paciência é colocada a prova. É agir com brandura (Tg 3.13).
É uma virtude oposta ao espírito violento. A mansidão do Cristão é vista em momentos onde a paciência é colocada a prova. É agir com brandura (Tg 3.13).
A mansidão decorre da humildade pois para vivenciar a o cristão deve ser capaz de valorizar o outro e não ter de si mesmo um conceito maior do que convém (Rm 12.3).
Domínio Próprio.
O termo Domínio Próprio, do gr. egkrateia, significa temperança Auto disciplina e autocontrole (I Co 9.25; 7.9).
Somos instruídos pela palavra dominar nossas paixões carnais (Gl 5.24; II Tm 2.22), a nossa língua (I Pd 3.10), a nossa índole pecaminosa (Tt 2.12).
Domínio próprio é alto controle. É saber se controlar principalmente nos dias de Tentação e de provação (Gl 5.16).
O Espírito Santo glorifica a Jesus reproduzido o seu caráter em nós através de três modos:
O Espírito Santo glorifica a Jesus reproduzido o seu caráter em nós através de três modos:
• nos ajudando a vencer a nós mesmos e ao pecado;
• intercedendo por nós em oração e nos ensinando a orar;
• revelando a vontade de Deus para nossa vida possibilitando que esta se cumpra.
A vida cristã não deve ser vivida de forma medíocre. Fomos resgatados por Deus, através do sacrifício de Jesus, e recebemos poder para realizar Sua obra com Glória, Honra e incorrupção.
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