Divisões da Teologia.
A teologia Cristã comporta 4 divisões ou Ramos: Teologia bíblica, Teologia Histórica Teologia Sistemática e Teologia Prática.
1- Teologia bíblica.
Parte da teologia Que expõe individualmente o conteúdo dos ensinos dos autores bíblicos. Estuda cada segmento das Escrituras individualmente. A Teologia Bíblica está dividida em Teologia do Velho Testamento e Teologia do Novo Testamento.
2- Teologia histórica.
Estuda o desenvolvimento doutrinário no curso da história da igreja, suas origens, Progressos e correntes doutrinárias. Está relacionada com a evolução do pensamento cristão e pode ser dividida em Teologia Patrística, Teologia Medieval, Teologia dos Reformadores, Teologia Contemporânea e outras Teologias mais Recentes
3-Teologia sistemática:
É a apresentação das verdades mais fundamentais do cristianismo.
Esta não é completamente uniforme e homogênea porque no geral ela reflete o modo de crer do teólogo que a aplica ou de sua denominação. Estes autores (teólogos) geralmente diferem em alguns aspectos por sustentarem pontos de vistas diferentes. Contudo nos aspectos mais básicos e essenciais da doutrina cristã há pouca divergência entre aqueles que tem a Bíblia como fonte suprema de teologia.
4- Teologia prática.
É a aplicação prática da verdade falada na teologia sistemática. Esta nos orienta como viver e nos ajuda a orar, pregar, Evangelizar... Ela trata da aplicação das doutrinas na vida dos cristãos e da igreja.
Estas quatro divisões acima são da Teologia Fundamentada nas Escrituras chamada por alguns teologos de Teologia Revelada. Mas há também a Teologia Natural (baseada na revelacao natural - revelada por Deus aos homens através da natureza e consciencia humana). Sobre isso podemos dizer que a Bíblia fala de um conhecimento dado por Deus aos homens através das coisas criadas Rm 1.19-20, e da providência divina (At 14.17) e que o ser humano tem em sua conaciencia algo da Lei Moral de Deus (Rm 2.14-15) independente da revelação Bíblica.
Métodos da teologia:
MÉTODO - Procedimento, técnica ou meio de fazer alguma coisa, esp. de acordo com um plano.
processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc.
processo organizado, lógico e sistemático de pesquisa, instrução, investigação, apresentação etc.
Resumindo, Método é a forma de fazer algo. Na teologia método e a forma como e feita a investigação para alcançar conhecimento seguro e certo da realidade estudada.
Na teologia são utilizados vários métodos.
Abaixo estão os principais métodos:
1- Método Dedutivo.
É um método de dedução onde tentam acomodar o sistema teológico a princípios filosóficos previamente aceitos pelo teólogo em questão. Por isso a existência de várias teologias que fogem da real ortodoxia cristã.
2- Método Místico.
São métodos baseados em revelações especiais de Deus. Ter uma experiência com Deus é fundamental na teologia porém, esta deve estar atrelada a Palavra. Por causa deste método surgiram seitas.
3 - Método Indutivo.
Este método contrapõe-se ao método dedutivo Pois é baseado na coleção de fatos bíblicos, sua classificação e estudo do conteúdo e significado. É um método usado nas ciências em geral e o mais adequado para examinar as Escrituras.
FONTE: MANUAL DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA (Zacarias de Aguiar Severa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário