quarta-feira, 10 de agosto de 2022

ESTUDO: Fariseus e Saduceus | Lu Anjos

Na Bíblia encontramos alguns partidos religiosos da época. Estes acreditavam na biblia. No judaismo é obrigatório a leitura e estudo do pentateuco a todos os meninos acima de anos.

A cultura judaica sofreu grande impacto da cultura grega no periodo interbíblico, quando gregos se tornaram maior potência. Os Gregos com sua arte, arquitetura, sistema educacional, filosofia e mitologia influenciaram não só judeus mas também o império Romano, o cristianismo e todo o mundo ocidental.
Na época de Jesus havia alguns grupos religiosos que muito foram influenciados pelos pensamentos gregos.  Estes grupos não existiam no Antigo Testamento. Surgiram no período Interbíblico, 400 anos antes de Jesus nascer.

Partidos Políticos da Época de Jesus (mas que surgiram no período interbíblico).
São mencionados na época de Jesus quatro partidos : Saduceus e Fariseus, que eram de natureza religiosa e, os Zelotes e Herodianos que eram de natureza mais politica que religiosa.

FARISEUS E SADUCEUS.

FARISEUS.
A medida que o helenismo começava a invadir a vida religiosa dos judeus, uma pergunta inevitável era feita: Como a lei de Deus deveria ser aplicada às novas circunstâncias? Diante disso os fariseus lançaram mão das escrituras e tomaram sobre si a responsabilidade de determinar como a lei deveria ser aplicada as condições recentes e se era necessário ser reinterpretada. Foi assim que os mestres da Lei ou escribas chegaram a uma posição de destaque neste período.
Os fariseus aceitavam tanto a Torá (a Lei de Deus) quanto a tradição ( as maneiras de aplicar a lei conforme os ensinos dos Mestres da lei em tempos anteriores).
Os fariseus adaptaram a lei de Deus a nova situação de Israel mas se limitavam ao Pentateuco pois, não aceitavam a autoridade dos Profetas e nem de outras partes das Escrituras.

Apesar de Jesus ter tido um contato mais Pacifico com os fariseus houve muito conflito entre eles (Lc 7.36; 11.37; 13.31-33; 14.1; Mc 12.28-34; Mt 23.1-2).
Para os fariseus era inadmissível contato com pecadores, enquanto que Jesus declarava ter vindo para estes. Enquanto Jesus falava da importância daquilo que está dentro da pessoa, os fariseus enfatizavam um padrão de comportamento externo, para se demonstrar o relacionamento com Deus.

 Os fariseus foram chamados por Jesus de hipócritas (nome dado a atores que encenavam em teatros grego-romanos) porque encenavam uma espiritualidade sem conteúdo interno.

Os Fariseus era um partido formado por pessoas mais simples, diferente dos Saduceus que eram formados pela Elite Sacerdotal. No ano 70 após a destruição do templo fariseus passaram a ser os verdadeiros líderes do povo judeu pois lhe forneceram uma vida religiosa a parte do Templo.

SADUCEUS.
Este Partido consistia em sacerdotes ricos e seus amigos da aristocracia. Era um grupo de elite sacerdotal. Eram conservadores, aceitavam a autoridade do Pentateuco mas não a dos Profetas e nem a dos Escritos. Por isso quando em Mt 22. 23-33. levantaram dúvidas da ressureição, Jesus cita Êxodo 3.6 ( uma citação dos Profetas não teria validade para eles). 

Os saduceus era um grupo que exercia domínio político e que apoiou alguns aspectos do helenismo. Estes inham mais poder que os fariseus e não acreditavam em espírito nem em ressurreição dos mortos. Era formado por pessoas que pensavam "elegante". Não acreditavam em crendices e misticismo. Estas coisas eram crenças de um povo mais "inculto".

Após o anos 70 d.C, com a destruição do templo (o centro do poder dos saduceus), os saduceus desapareceram.

Em breve estudo do Período Interbíblico completo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário