Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Estudo: Geração de João Batista.

Geração de João Batista.

João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ” . 
João 1:23 NVI 

Se tem um personagem bíblico que a Igreja dos dias atuais deve se assemelhar , esse personagem é João o batista. 
Digo isso pelo fato de João ser o pré-cursor da primeira vinda de Jesus, o Messias tão aguardado por Israel. 
Seus pais já eram velhos quando ele nasce , fruto da ação de Deus na vida de Zacarias e Isabel (que era estéril, Luc. 1 v7) . 

Havia muita expectativa sobre quem João se tornaria ( Luc 1.v66), o anjo Gabriel disse acerca dele :” pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento” (Luc 1 v15) 
Ainda menino, João foi morar no deserto, e la viveu a maior parte da sua vida. 
E o menino crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel. (Lucas 1:80). 

O deserto foi a escola de preparação e amadurecimento para João, la ele crescia e se fortalecia em Deus, adquiriu um estilo de vida para viver no deserto(comia gafanhoto ,mel e se vestia com roupas de pelos de camelo), típico de alguém que conhecia o seu propósito e  sabia a sua identidade. 
No deserto João se relacionava tanto com Deus e sua palavra, que as palavras de Isaías 40 encarnaram nele, ele tomou posse de sua identidade profética, ele era a voz que calmaria no deserto endireitando os caminhos e preparando os corações para a vinda do Messias. 
Seu relacionamento íntimo com o Espírito Santo, moldada sua vida de tal forma, que ele estava sendo confundido com o Cristo prometido. Este foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo ”. (João 1:19-20 NVI) 
Sua mensagem era de arrependimento, ele batizava para remissão de pecados, com isso ele quebrou o sistema religioso da epoca que faziam as purificacoes no templo. A quebra do silêncio profético  
Segundo estudiosos, Houve um silêncio profético de cerca de 400 anos que Deus não usava nenhum profeta para falar em seu Nome. 

João fica cerca de 18 anos se preparando e esperando em Deus sua autorização para aparecer publicamente, ele não se move enquanto não for autorizado por Deus . 
Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto.(Lucas 3:2 NVI) 
Esse grande homem tem o privilégio de romper o silêncio profético, suas orações e ações de santidade e comunhão com Deus, chamavam o reino dos céus para governar a Terra. 

Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele.(Mateus 11:12 NVI) 
O menino crescia e se fortalecia, e essa força de João batista deixou um padrão para os que viriam após ele, um padrão de preço alto para colocar os holofotes em Cristo e combater a corrupção religiosa e política da época e as vindouras . 

O testemunho de Cristo 
Digo a verdade a vocês: Do meio dos nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 
Mateus 11:11 NVI 
Esse menino que virou homem maduro no deserto não operou nenhum milagre, mas era profeta, ou mais que profeta, ele batizou o Messias que não necessitava de ser batizado,Jesus disse que dos nascidos de mulher ninguém era maio que ele, nem Moises, nem Elias, nem Davi.  

O que se espera dessa geração  
Assim como havia uma expectativa sobre João, há também sobre a Igreja, a criação geme, o Espírito geme, os filhos maduros gemem ( Rom. 8), as testemunha de Hebreus 11, torcem por nós para que possamos preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo. 
Devemos encarnar a palavra e termos ciência da nossa identidade em Cristo. 
Este foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era. Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo ”.  Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias?” Ele disse: “Não sou”. “É o Profeta?” Ele respondeu: “Não”.  Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?”  João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’ ” . 
João 1:19-23 NVI 
Deus nos abençoe . 
Thiago dos Anjos 

   
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário