Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Estudo: Jesus e a Escolha dos Doze



E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Lucas 6:12-16

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
Mateus 14:23

Jesus estava cansado havia pregado e alimentado uma multidão Mas entre dormir e orar Jesus escolheu orar.
Orar gera intimidade com Deus mas ausência de oração gera precipitação.
A palavra precipitação vem de precipício que quer dizer Abismo.

Veja alguns versículos que a biblia fala sobre o precipitar-se
"Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele".
Provérbios 29:20

"...peca aquele que se apressa com seus pés".
Provérbios 19:2

Não dá para falar de precipitação e não lembrar de Abraão.
Este receberá a notícia de que teria um filho. Achando que a promessa estava demorando, ele resolveu se deitar com Agar.Ate vemos os frutos do princípio vício de Abraão os israelitas contra os israelitas senão se precipite Jesus está diante de uma escolha muito importante e por isso passa a noite orando escolher 12 discípulos haviam muitos mas apenas 12 foram comissionados dos 12/11 eram Galileus Leva cerca de um ano e meio para Jesus escolher os doces

A ESCOLHA DOS DOZE

E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:
Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Lucas 6:12-16

Dos doze discípulos, onze eram galileus
A Galileia era a Província de maior destaque em toda a Palestina e segundo Josefo os Galileus eram corajosos e impulsívos e tem facilidades em se irar.Era uma província que ficava bem próxima da Fenícia e da Síria sua população judia em sua maior parte recebeu muitas influências dos arredores e por isso eram destratados pelos demais.

ESCOLHEU OS DOZE E OS DESIGNOU
E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
Marcos 3:14

Nomear/ designar
designar o termo designar significa indicar alguém apontar uma pessoa para ocupar um determinado cargo tornar alguém alguma coisa
Jesus orou muito.O plano foi muito bem arquitetado não poderia ver erros.Escolher os doze que iriam prosseguiram plano salvífico do Senhor Ele não se precipitou

Ele não errou quando escolheu você.

Os 12...

Mateus
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Mateus 9:9

Mateus era coletor de impostos sua fama de cobrador de impostos era que ele cobrava além do que devia a lei mosaica proibia rigorosamente a cobrança de juros Levítico 25 36

Simão, o Zelote


Simão O zelote .Simão era adépito de uma seita Judaica radical que acreditava na luta armada contra Roma O historiador Josefo descreve os zelotes como bandidos ladrões Gangster motivados por convicções religiosas Eram pessoas com fixação pela Liberdade e se recusavam a chamar alguém de Senhor e a pagar tributos pois alegavam que há um só rei. os Zelotes odiavam os cobradores de impostos Eles acreditavam que a submissão
a Roma fosse traição a Deus e uma vez que você era cobrador de impostos Você trabalhava para Roma.
Jesus escolheu um zelote um coletor de impostos que vinham de facções com amarga rivalidade.

Pedro e André
E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
Mateus 4:18

Pedro  do grego ou Cefas do aramaico Ambos significam Pedra. Era natural de Betsaida
Era casado e sua esposa ou acompanhada no trabalho apostólico primeira Coríntios 95. Era impulsivo e ia  de um extremo a outro em poucos segundos. Agia  sem pensar Era o primeiro a responder perguntas negou a Jesus 3 vezes.

André de Betsaida ele João foram os primeiros convertidos por Jesus André levou a Cristo seu irmão Pedro a tradição diz que ele pegou na Ásia menor Grécia esse tchau regiões agora incluídas na Ucrânia Rússia e Cazaquistão.

João e Tiago
E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Mateus 4:21,22

Tiago, irmão de João. Jesus apelidou os dois irmãos Tiago e João de Boanerges,Filhos do Trovão. Tiago foi o primeiro dos doze a morrer, assassinado por Herodes aproximadamente em 44 d.C

João Seu apelido de filho do trovão nos faz acreditar que tinha um temperamento forte.  Era um tanto intolerante. Ver Marcos 9:38 e Lucas 9:54
João se auto intitula discípulo amado pois era assim como o próprio se sentia quanto ao amor de Jesus.
Era um dos três do círculo mais íntimo de Jesus, sendo reconhecido como aquele que ficava mais próximo do Senhor.

Filipe

No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
João 1:43
Filipe Levou Natanael a Cristo Tinha uma mente prática. Segundo a tradição
pregou na Frígia e em Hierápolis

Bartolomeu

E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.

Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
João 1:44-49
Bartolomeu (Natanael) Acredita-se que Natanael era o sobrenome de Bartolomeu. Veio de Canaã. De acordo com a tradição pregou na parte a parte do moderno Irã

Tomé
Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
João 20:24,25
Tomé era Cauteloso Flexível Cético Sombrio a tradição diz que trabalha na Síria EA parte a Pérsia e Índia. Duvidou da Ressurreição de Cristo.


Tiago filho de Alfeu chamado o menor provavelmente devido à sua estrutura. Foi um judeu rigoroso. Diziam que ele passava tanto tempo em oração que seus joelhos ficaran duros e caleijados como os de camelo. A  tradição diz que pregou na Palestina e no Egito

Tadeu(Judas irmão de Tiago) a tradição diz que foi enviado a abrigar os rede dessa e a Síria Arábia e Mesopotâmia.

Judas Iscariotes
E Judas Iscariotes, um dos doze, foi ter com os principais dos sacerdotes para lho entregar.
Marcos 14:10
Judas Iscariote Foi o traidos. Era o tesoureiro do grupo
O Traidor veio de Queriote, uma cidade de Judá Era o único não Galileu do grupo Era cobiçoso e desonesto e esperava ricas recompensas quando seu mestre sentar-se no trono de Davi
Após a traição se enforcou.

Preparar os doze não foi uma tarefa fácil pois eles estavam sendo treinados para uma obra totalmente diferente do que imaginavam e esperavam começaram a seguir Jesus com certeza sem imaginar sem qualquer intenção de ser empregadores da palavra esperava que Jesus o Messias estabeleceria um império político mundial da qual eles seriam administradores.
Somente após a ressurreição e a descida do Espírito Santo estes homens finalmente compreenderam qual seria o reino que Jesus tanto falaram.

Para Refletir!
Na Perspectiva humana, o grupo que Jesus formou tinha tudo pra dar errado.
Era composto por pessoas difíceis. Com passados comprometedores.
Tinha encrenqueiro como Simão Zelote, ladrão como Mateus (os cobradores de impostos eram vistos assim), agressivos como tiago e João, incrédulo como Tomé, traidor como Judas Iscariotes...
Mas a Biblia diz que Jesus orou antes de escolher os doze. Isso nos faz acreditar que Jesus não errou. Ele orou, pensou, arquitetou...
E o mesmo é com você.
Você não é um acidente de percurso. Cristo sonhou com você. Morreu em uma cruz por você!
Seu jeito, sua personalidade, seus sonhos. Deus já conehcia tudo em você e mesmo assim te amou!
Aceite e Cristo! Entenda o que Ele fez pro você.
Você não é um acidente!
#luanjos
#remanescentesblog
Siga esse blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário