Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

As Dez Pragas e os Deuses do Egito | Lu Anjos.

Antes de permitir que o povo de Israel fosse embora, Faraó e todo Egito experimentaram do Poder Extraordinário de Deus através de dez pragas. 

As dez pragas expunham a fragilidade dos deuses do Egito e tinham como propósito dar provas do Poder do Deus de Israel sobre esses deuses. Por repetidas vezes Deus declara que por meio destes Milagres tanto Israel, quanto os egípcios teriam que "saber que o Senhor é Deus" (Êx 6.7; 7.5,17; 8.22; 10.2; 14.4,18).

Nas cinco primeiras pragas Faraó endureceu o coração por conta própria, nas últimas cinco, Deus endureceu o coração dele. Sem tais pragas Israel nunca teria sido libertado e não existiria a nação hebreia.

1- O Rio Nilo é transformado em Sangue - Ex. 7. 14-21.

As águas do Nilo foram transformadas em sangue. Os magos do faraó imitaram um milagre em escala menor mas, seja qual tenha sido natureza do milagre, os peixes morreram e o povo não podia beber água. Para os egípcios o Nilo era um Deus e sem o Nilo o Egito seria um deserto, destituído de vida.

"Os egípcios abominavam sangue o seu ou deve ter se intensificado quando eles viram que o Rio Sagrado e todo o restante da água do país tornou-se sangue" Jimmy Swaggart" - Bíblia do Expositor.

Deuses Egípcios:

Knum - Guardião do Nilo;

Hapi - Espírito do Nilo;

Osíris - Doador da vida, cuja corrente sanguínea era o Nilo.


2- Praga das Rãs - Ex. 8. 1-15.

A Rã representava Heket, o Deus Egípcio da Ressurreição. Diante da ordem de Moisés as rãs saíram do Nilo em grande quantidade e encheram as casas. De novo os magos imitaram o milagre. Faraó prometeu que deixaria Israel partir porém mudou de ideia.

Deus Egípcio:

Heket - Símbolo de Vida e Fertilidade. Deus da Ressurreição que também ajudava as parturientes e tinha a forma de uma rã.


3- Praga dos Piolhos - Ex. 8. 16-19.

Arão, por ordem de Moisés, feriu com a vara, ao pó da terra, que se transformou em piolhos (ou mosquitos) que infestaram tantos homens quantos animais. Os magos não conseguiram imitar este milagre e, convencidos de que se tratava de uma intervenção divina, aconselharam Faraó a ceder.


4- Praga das Moscas - Ex. 8. 20-32.

Enxames de moscas cobriram o povo e encheram as casas dos egípcios. No acampamento Israelita não houve moscas.

"Este milagre foi designado para manifestar a impotência de belzebu, o deus das moscas, que supostamente tinha o poder de evitá-las". Jimmy Swaggart - Bíblia do Expositor.

5- Morte dos Rebanhos - Ex. 9. 1-7.

A praga que matou os rebanhos do Egito foi um golpe terrível contra os deuses egípcios. O touro era um dos deuses principais. O gado dos egípcios morreu em vasta quantidade, porém os animais dos israelitas não morreu nenhum.

Moisés deu aviso prévio para o dia seguinte (v. 5), dando aos egípcios tementes a Deus um prazo suficiente para afastar seus rebanhos do perigo.

Deuses Egípcios:

Hátor - A deusa a mãe que tinha forma de vaca.

Ápis - O deus-touro, personificação viva de Ptá, (o Deus Criador) e símbolo da fertilidade.


6- Paga das Feridas Purulentas - Ex. 9. 8-12.

As feridas purulentas afetaram tanto os animais quanto os seres humanos e até os magos, em decorrência das cinzas que Moisés espalhou no ar.

Deus Egípcio:

Imotepe - Deus da medicina.


7- Granizo - Ex. 9. 13-35.

Antes de chegar a sétima Praga e cair o granizo, Moisés fez um aviso prévio e misericordioso aos egípcios que temiam a Deus para que recolhessem seu gado. Mais uma vez houve distinção entre egípcios e isrraelitas, pois não caiu granizo em Gósen.

Deuses Egípcios:

Nute - deusa do céu;

Ísis - deusa da vida;

Sete - protetor dos plantios.


8- Gafanhotos - Ex. 10. 1-20.

A praga dos gafanhotos foi uma das piores. Chegavam em grandes nuvens e comiam tudo que era verde (plantas). A noite cobriam a terra formando camadas, com uma espessura de 10 a 12 cm. Os gafanhotos, ao serem esmagados, produziam um cheiro insuportável.

Deuses Egípcios:

Ísis - deusa da vida;

Sete - protetor dos plantios.


9- Trevas - Ex. 10. 21-29

A praga das trevas são golpes direto contra Rá, ou Ré, o deus-sol do Egito. Houve trevas no Egito, mas luz onde habitavam os israelitas.

Deuses Egípcios:

Rá, Áten, Atum, Hórus - todos eram algum tipo de deus-sol.


10- Morte dos Primogênitos - Ex. 11. 1-12.36.

Está praga foi o golpe final e, muito mais devastador. So assim Faraó cedeu.

Deus Egípcio:

O faraó era considerado um deus - Osíris -  doador da vida.

FONTE - Manual Bíblico de Halley.


Nenhum comentário:

Postar um comentário