Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A Doutrina dos Anjos | Lu Anjos



Anjo- do hebraico “mal’ak”. Aparece 213 vezes no Antigo Testamento.
Anjo do grego “Angelos”. Aparece 176 vezes no Novo Testamento.

A palavra anjo quer dizer mensageiro.


Angelologia é o nome que damos ao estudo dos Anjos. Estudar os anjos é importante, pois este são enfatizados nas Escrituras. Como Calvino disse  "Se ansiamos conhecer as obras de Deus de modo algum se deve omitir tão preclaro e Nobre exemplo como seus anjos". Na Bíblia, de Genêsis a Apocalipse é mencionado a existência dos Anjos.  

Sobre a existência dos Anjos podemos afirmar que:
A crença na existência dos Anjos é praticamente Universal. Na Bíblia, desde o princípio, na história dos judeus é revelada a ideia de anjos estarem presentes, seja dando proteção, livramento ou executando a vontade de Deus.

A partir do período intertestamentário foi desenvolvida a ideia de anjos maus.
Os cristãos expressam sua crença na existência dos Anjos desde o início da igreja. Teólogos como Agostinho Lutero e Calvino sustentaram a ideia da existência dos Anjos, enquanto que, teólogos liberais se negaram a crer.

A realidade dos Anjos é bíblica e nossa crença e doutrina acerca destes deve estar fundamentada no testemunho das Escrituras, principalmente no que Jesus e os apóstolos dizem com respeito a este assunto pois, para estes os anjos existem sim! Anjos bons e maus!

Sobre a criação dos Anjos podemos afirmar que:
Os anjos foram criados por Deus. São inferiores a Deus e superiores aos homens por isso não devem ser adorados nem considerados fracos e  impotente.
Eles foram criados perfeitos. A Bíblia diz que tudo que Deus fez foi muito bom e perfeito de acordo com Seu caráter e propósito.
Os anjos são dotados de personalidade e não são mera forças ou energias impessoais pois possuem propriedades de um ser pessoal. Eles tem inteligência, emoções, vontades, sabedoria, são superiores aos homens em conhecimento e dotados de grande poder, acima da capacidade humana.

Alguns acreditam que os anjos foram criados depois do homem mas a ideia mais plausível é que sua criação tenha precedida as obras dos Seis Dias, Pois estes são chamados de instrumentos de Deus na preservação da criação.
Anjos bons e maus.
Os anjos possuem propriedades de um ser pessoal. Tem Inteligência Emocional, vontade... Existem os anjos bons, também chamados de eleitos por se manterem conservados na posição em que foram criados e existem os anjos maus que escolheram se rebelar contra Deus e caíram do seu estado original. Estes são mentirosos e serão punidos.

Organização dos Anjos.
Querubins- são mencionados em vários lugares na Bíblia guardando o caminho da árvore da vida e no Éden (Gn3.24); Observando E cobrindo o propiciatório no lugar Santíssimo no Tabernáculo (Ex 25. 18, 20). Estão intimamente ligado ao Trono do senhor em subordinação (Sl 80.1)
O entendimento é que esses anjos representam uma ordem elevada de seres angelicais, que atuam bem próximos do Trono de Deus.

Serafins- Pouco se sabe sobre esta classe dos Anjos. Na passagem de Isaías 6.1-7 estes permanecem como servidores ao redor do Trono de Deus. Louvam a Deus e estão prontos a fazer o que Ele manda. A palavra Serafim significa ardente.

Arcanjos- A Bíblia menciona o Arcanjo Miguel (Dn 1013,21; 12.1; Jd 9; Ap 12.7) que ocupa um lugar de destaque entre os anjos - Príncipe encontramos os arcanjosa principal função dos arcanjos é servir de intermediário e intérprete de revelações divinas especiais.

O anjo do Senhor- Aparece na Bíblia como um ser distinto de Jeová e ao mesmo tempo com Deus. Muitos interpretam que ele é a manifestação da Segunda Pessoa da Trindade antes de sua Encarnação.

Outras ordens- A Bíblia menciona outras ordens de anjos. A NVI os chama de “Poderes e Autoridades”, “Tronos ou Soberanias” Estes nomes não falam de outras espécies de anjos e sim designam as diferentes posições de autoridade entre eles no reino celestial.

FONTE - Manual de TEOLOGIA SISTEMATICA - Zacarias de Aguiar Severa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário