Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2020

Ageu: Vida e Conteúdo do Livro.


O fundo histórico da profecia de Ageu se encontra no livro de Esdras capítulos de 1 à 7.
Vale a pena conferir!

O livro de Ageu é o trigesimo setimo livro da biblia

Ageu
Foi o primeiro dos profetas conhecidos como profetas pós exílicos, isto é, que profetizou depois do cativeiro (Zacarias e Malaquias os são outros dois).  

TEMA DO LIVRO.
Sob o decreto favorável de Ciro, o restante dos judeus, após 70 anos de cativeiro, voltou à sua terra, sob a direção de Zorobabel - o governante- e Josué - O sumo sacerdote.
Depois de se estabelecer na terra o povo erigiu um altar de holocausto no local do templo.
Dois anos mais tarde, em meio a grandes regozijos, foram lançados os alicerces do templo. Porém, seu regozijo logo se tornou em tristeza, porque em meio aos esforços dos hostis samaritanos, foi ordenado, por um decreto imperial, que a obra fosse interrompida.
Durante 16 anos o templo permaneceu inacabado, até o reinado de Dario, quando este publicou uma ordem permitindo a conclusão da obra. Porém, nesse tempo o povo tinha se tornado indiferente e egoísta e, em vez de construir o templo, estava ocupado adornando suas próprias casas (Ageu 1.2-3). Como resultado de tal negligência o povo fora castigado com seca e  esterilidade (Ageu 1. 5-10). Ageu declarou em sua mensagem que sua indiferença e egoísmo no tocante às necessidades que se referem ao templo era a causa de seus infortúnios.

Resumindo... O relaxamento do povo com relação ao término do templo desagradou ao Senhor - o resultado foi castigo. Quando o povo, ao ouvir a mensagem de Ageu, voltou seu coração ao término do templo o resultado foi bênção divina e promessa de glória futura.

AUTOR.
Pouco se sabe da vida de Ageu (o profeta do segundo templo), exceto que profetizou depois do cativeiro e que sua missão era animar o povo na reconstrução do templo. Ageu levou o povo a reconsiderar suas prioridades. Deus o levou a despertar e estimular o povo para construção do templo. Nenhum profeta apareceu no momento mais crítico da história do povo e ninguém, podemos acrescentar, obteve mas êxito.

CONTEÚDO DO LIVRO -  O livro se divide em 4 mensagens

I - O descuido do povo com o término do templo (1. 1-15)
II -  A glória do segundo templo (2.1-9)
III - Os sacrifícios sem obediência (para reconstruir o templo) não santificarão (2. 10-19)
IV - A segurança e a perpetuidade de Israel (2. 20-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário