Páginas

sábado, 22 de abril de 2017

Suicídio

A solução para o sofrimento desta vida não é fugir ou procurar escapar da dor, mas encarar os problemas com fé em Deus.

Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, aponta relatório da OMS.

Estudo diz que a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. País com mais mortes é a Índia, segundo a agência das Nações Unidas.

> Homens cometem mais suicídio que as mulheres

Causas

Sobre as causas, o relatório afirma que em países desenvolvidos a prática tem relação com desordens mentais provocadas especialmente por abuso de álcool e depressão. Já nos países mais pobres, as principais causas das mortes são a pressão e o estresse por problemas socioeconômicos.

Muitos casos envolvem ainda pessoas que tentam superar traumas vividos durante conflitos bélicos, desastres naturais, violência física ou mental, abuso ou isolamento
.


Depressão, drogas, abusos e bullying

O suicídio na juventude intriga médicos, pais e professores também pelo paradoxo que representa: o sofrimento num período da vida associado a descobertas, alegrias e amizades, não a tristezas e morte.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais - violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying.

Todos os dias, pelo menos 32 pessoas tiram a própria vida no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar da ligação estreita de patologias nos comportamentos suicidas, a criseeconômica também tem se tornado um gatilho para colocar um fim à existência.

     Embora sejam muitas as histórias apresentadas no noticiário, aqui ressalto uma.

 > Um homem matou a esposa a facadas, jogou os filhos de seu apartamento, no 18° andar, e se suicidou em seguida. O fato aconteceu no Rio de Janeiro, e o rapaz decidiu tirar a vida após concluir que ficaria desempregado. Na carta que escreveu antes de cometer os crimes, ele deixou a seguinte mensagem: “Me preocupa muito deixar minha família na mão. Sempre coloquei eles à frente de tudo ante essa decisão arriscada para ganhar mais. Mas está claro para mim que está insustentável e não vou conseguir levar adiante. Não vamos ter mais renda e não vou ter como sustentar a família. Melhor acabar com tudo isso logo e evitar o sofrimento de todos”.


solução ao sofrimento nesta vida não é fugir ou procurar escapar da dor, mas encarar os problemas com fé em Deus. Jó sofreu terrivelmente, mas não tomou a própria vida. Num momento de depressão, Elias até pediu que Deus o tomasse, mas não ousou tirar a própria vida (1 Reis 19:4). Paulo sofreu com seu espinho na carne, mas não tentou escapar pelo suicídio (2 Coríntios 12:7-10). O suicídio normalmente é uma tentativa de fugir de problemas, ao invés de procurar a ajuda de Deus. Pedro e Judas negaram Jesus na mesma noite. Judas fugiu e se suicidou (Mateus 27:5), enquanto Pedro se humilhou diante do Senhor e se tornou útil no reino de Deus durante o resto da vida (Mateus 26:75; João 21:15-19).

Na vida enfrentamos grandes desafios, mas o suicídio não é a resposta!




Nenhum comentário:

Postar um comentário